A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Apresenta várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária), sendo que nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
A Sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante o sexo (anal, vaginal ou oral) sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da Sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
A coordenação da Vigilância em Saúde vem trabalhando no sentido de interromper a cadeia de transmissão das IST’s, com realização de capacitações aos profissionais que atuam na Atenção Primária, assim como, promovendo educação em saúde para o publico geral acerca desta doença. A priorização do aprimoramento do sistema de vigilância, bem como a sensibilização dos profissionais responsáveis no processo de notificação, está sendo crucial no processo de rastreamento dos casos novos. A realização de ações sde educação em saúde de forma continua e qualificada para as equipes de saúde, alem das ações de prevenção e vigilância, integram um conjunto de medidas para controle da Sífilis em Juramento.